O RFID WR é um leitor e gravador de dispositivos RFID de 125 kHz, compatível com cartões/tags T5577 e T5555, ou Mifare de 13.56 MHz (NFC) - norma ISO 14443A. Pode ser facilmente ligado por USB a um computador pessoal e não necessita de driver.
A sua utilização é extremamente simples, bastando aproximar um cartão, tag ou porta-chaves RFID do leitor/gravador para efetuar uma leitura ou gravação. Os dados do leitor/gravador são enviados diretamente para o computador através do cabo USB, podendo depois ser capturados pelo software fornecido ou por qualquer aplicação que utilize o módulo de desenvolvimento ActiveX existente.
Na versão Mifare, este dispositivo trabalha com cartões Mifare Ultralight, Mifare 1K e Mifare 4K. Além de uma maior capacidade de armazenamento de dados relativamente aos cartões 125 kHz, uma das vantagens desta tecnologia é a capacidade de segurança dos dados, já que cada bloco de informação pode ser protegido com password (excepto nos Mifare Ultralight).
O software que acompanha o RFID WR permite a leitura contínua dos ID's e a leitura/gravação de dados.
O leitor/gravador pode funcionar, ligado por USB, de dois modos:
Este leitor/gravador pode ser integrado com outros dispositivos de hardware através de uma interface versátil, que permite saídas digitais em modo:
A interface USB permite uma instalação e integração fácil com qualquer computador. O leitor é também alimentado pela interface USB evitando assim o uso de pilhas ou de ligação à corrente elétrica.
Características:
O Sistema de Vending Acronym funciona com o leitor/gravador RFID WR (versão Mifare) e um software de controlo.
Com este software é possível carregar créditos nos cartões que depois podem ser descontados em máquinas de vending, máquinas de recintos de jogos ou torniquetes.
O software permite o carregamento ou transferência de créditos e guarda em histórico todas as transferências e carregamentos efetuados pelos operadores de caixa.
Nos cartões são armazenados os créditos que serão descontados nos leitores, com funcionamento autónomo, ligados a máquinas de vending ou torniquetes.
A segurança dos dados fica garantida através de um sistema de senhas, dados encriptados e cruzamento de informações.
Controle torniquetes de cantinas, máquinas de vending ou um recinto de jogos sem dinheiro vivo! Somente com cartões...
Aplicações:
- Máquinas de Vending - o leitor pode ativar uma máquina para dispensar um produto depois de ter decrementado créditos do cartão previamente carregado;
- Controlo de Acessos - o leitor pode ativar portas descontando créditos existentes no cartão. Uma vez terminado os créditos no cartão, o leitor não permite mais o acesso até que este seja recarregado;
- Torniquetes/cantinas - o leitor, em conjunto com um simples torniquete, permite controlar quem tem ou não acesso a uma refeição. Sendo que por cada utilização é decrementado um crédito do cartão;
- Recintos de jogos - um leitor deve ser ligado individualmente a cada um dos equipamentos recreativos. Cada um dos leitores pode ser configurado de forma diferenciada tanto relativamente ao tempo que a máquina permanece ligada como no valor que decrementa do cartão;
- Autocarros – o crédito é descontado do cartão em cada viagem. Ao utilizador é concedido um crédito que, assim que termine, o leitor sinalizará um erro.
O software de Vending serve para que um operador responsável por gerir a caixa possa carregar os cartões com crédito que lhe foi cedido.
O sistema funciona com transferência de créditos em cascata. Um cartão Master pode carregar créditos em cartões de operadores de caixa. Desta forma o detentor do cartão Master possuirá total controlo sobre a quantidade de dinheiro que injeta na rede. O(s) cartão(s) do(s) operador(es) podem repassar os seus créditos para os utilizadores finais.
O software de Vending gere todas as transferências de créditos assim como mantém um registo dos cartões em utilização e dos montantes/créditos transferidos.